Treinamento
Gestão Estratégica de Compras
- Strategic Sourcing‎

Melhore a gestão de compras e reduza o time-to-market.
Aprenda a preparar sua organização para a Cadeia
ou Rede de Suprimentos Digital
do Futuro.

  • Duração do Curso

    4 dias 

    4h por dia

  • Carga Horária

    16 Horas

  • Formatos

    Online – AO VIVO 

Carlos Magalhães

Sócio-Diretor da Xcellence & CO. e CAP Magalhães – Serviços Empresariais / Corporate Advisor & Shared Services Specialist / MBA -FGV

Conheça seu instrutor

Carlos Magalhães é assessor corporativo, especialista em reestruturação empresarial e com notória referência em gestão, implantação e no estudo e inovação do modelo Serviços Compartilhados com reconhecimento internacional. Atua ativamente em projetos e assessorias em projetos de Serviços Compartilhados e Reestruturação Organização além de ministrar palestras e cursos sobre o tema. É o autor do livro CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS – Estratégia para Maximizar o Valor de sua Organização – 2ª. Edição.

Saiba mais!

O que é Strategic Source?

Source = Abastecimento 

Strategic Source é uma metodologia utilizada em especial pelas áreas de suprimentos em que se analisa o custo total de aquisição de cada família de produtos ou serviços através de seu mapeamento, entendimento e avaliação das especificações destes materiais, níveis de serviço e de seu mercado fornecedor.


Através deste processo, é possível revisar todos os custos externos que afetam os produtos finais, bem como os custos internos de utilização, financeiro e de logística, sendo possível também, avaliar otimizações na estrutura dos produtos, achar um ponto ótimo que atenda aos requerimentos e níveis de serviço que maximizem o custo benefício de determinada aquisição, ampliando o conhecimento do mercado fornecedor, melhorando a qualidade do material e agilizando assim o fluxo de atendimento da demanda.

Dessa forma, explorando o poder de compra e identificando uma vantagem competitiva, o Strategic Sourcing possibilita um maior potencial de redução de custos e aumento de desempenho da cadeia produtiva, com melhoria da qualidade e agilidade dos processos operacionais.

Objetivo

Apresentar aos participantes um panorama geral das melhores práticas de Suprimentos do ponto de vista de gestão da área, conceitos do Strategic Sourcing e práticas modernas de gestão de fornecedores.

Público-alvo

O curso destina-se a profissionais seniores, líderes de todas as áreas, gestores de Serviços Compartilhados, de Planejamento e Gestão, Gerentes e Coordenadores da Qualidade, Gestores de Processos, Analistas de Processos, Analistas de Negócio, Gerentes de TI, e demais profissionais interessados em entender os conceitos e vantagens da correta utilização de ferramentas inovadoras envolvidas na Transformação Digital através da correta automação de processos e da captura real de seus benefícios financeiros, de eficiência e satisfação do cliente.

Diferenciais

Exposição dialogada

A experiência de prática vivencial em projetos e gestão operacional e a visão de negócios dos profissionais torna o treinamento um ambiente propício para troca de ideias, experiências, boas práticas e lições aprendidas.

Experiência

O Instrutor é direcionado a fomentar discussões em sala de aula. É muito comum durante este período o esclarecimento de eventuais dúvidas de ordem prática.

Todos os treinamentos possuem algum tipo de dinâmica em grupo, exercício e/ou simulações, com o cuidado em ambientar uma vivência o mais o próximo da realidade, a permitir que os participantes tenham uma visão de todo o contexto.

Dinâmicas e exercícios

Linguagem coloquial

O método de nossos treinamentos é baseado em 3 pilares de conhecimento: TEÓRICO (embasamento teórico), PRÁTICO (experiência de campo) e COMPORTAMENTAL (simulações e competências do profissional)

Metodologia

O Instrutor, a partir do perfil dos participantes, desenvolvem um discurso de fácil compreensão, com linguagem coloquial e dinamismo.

Conteúdo Programático

    • Introdução

    • O que é Strategic Source

    • Quais processos direcionam Strategic Sourcing?

    • O que torna Sourcing uma função ESTRATÉGICA para a organização?

    • O processo de Compras e sua estrutura

    • Recebimento e equalização das propostas (aspectos a serem considerados)

    • Elaboração da estratégia de negociação

    • Definições dos indicadores de performance (SLAs) e regras de reajuste

    • Fechamento do contrato (pontos importantes)

    • Gestão da performance do fornecedor (avaliação, auditoria e capacitação de fornecedores)

    • Acompanhamento do mercado fornecedor (tendências do mercado, acompanhamento de índices)

    • Tecnologia – O Portal do Fornecedor

    • Coletando informações

    • Qual seu grau de maturidade

    • Benchmarks e benefícios

    • Alguns Indicadores de gestão

    • Ações para organização e maturação de seus processos

    • Criação de valor em Compras

    • Processo de Transformação

    • Desenhando a área – criação da regra do jogo

    • Análise de dados e mapeamento dos processos de compra

    • Avaliação do mercado fornecedor

    • Estrutura de custos da categoria (drivers de custo)

    • Como buscar novos fornecedores e quais participam (prospecção de fornecedores)

    • Processo de RFI (Request for Information)

    • Alavancas de geração de saving

    • Como montar a estratégia de aquisição

    • Elaboração da RFQ/RFP (Request for Quotation/Proposal), exemplos.

    Com os indicadores definidos, o próximo passo é transformar dados em gestão visual. Dashboards e painéis tornam os resultados acessíveis e aceleram decisões, apoiando uma cultura de gestão à vista. O tipo de dashboard depende do público e da finalidade, mas a tecnologia é sempre um elemento central, pois automatiza coleta, tratamento e apresentação dos dados. Assim, o uso estruturado de indicadores conecta estratégia, execução e monitoramento, garantindo que o CSC atue de forma previsível e orientada a resultados.

Informações

  • Consulte desconto por turmas.

  • Para obter informações sobre Datas, Preços e Matrículas, nos envie por email seus dados e entraremos em contato com você! 

    Dados Solicitados:  

    • Nome do Curso  

    • Nome Completo 

    • Empresa  

    • Cargo  

    • Telefone 

Tenho Interesse!
  • Dezembro

    • 10,11,12,13 das 14h00 as 18h00